A mais tradicional comunidade quilombola do extremo sul da Bahia, que é distrito de Helvécia no município de Nova Viçosa, recebeu no dia dois de maio 2018 a visita de estudantes de várias instituições de ensino conhecer mais de perto a importância da cultura da capoeira e outras tradições que a escola de capoeira e ponto de cultura Art Bahia projeto arte Bahia fazem questão de preservar até os dias atuais.
Escola de Capoeira Art Bahia deram palestras sobre a origem e a cultura da capoeira. O presidente da associação quilombola Danilon Francisco e Representante Benedito com o educador físico Reginaldo Cecílio, o “mestre Regi mostraram aos estudantes o tamanho da riqueza da cultura afro em Helvécia e suas manifestações culturais, além de terem assistido várias apresentações de grupos tradicionais do lugar.
Para a escola de capoeira art bahia a visita dos estudantes propõe uma resgate histórico da capoeira e um melhor conhecimento dessa cultura no Brasil que hoje é referência para o mundo inteiro. Segundo o mestre Regi, o estudo do resgate da capoeira, através da revisão aprofundada da literatura especifica e geral que envolve o desenvolvimento desta prática e a integralidade com a cultura brasileira é uma influência, herança da cultura afro e, que a valorização dessa arte foi reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Mesa de palestrante
Nenhum comentário:
Postar um comentário