segunda-feira, 19 de novembro de 2018
terça-feira, 31 de julho de 2018
Diva Guimarães
Diva Guimarães; das provações as milhões de curtidas. Diva e Professora aposentada de Educação física, tem o olhar sereno, a voz pausada e gestos delicados. O sorriso e contido. O semblante fechado e uma forma de defesa que encontrou na juventude param se proteger do preconceito. Visitou a escola de capoeira e ponto de cultura art Bahia projeto arte em ação nesta quinta feira e apreciou umas das nossas apresentações.
O Coletivo Feminista Diva Guimarães e os Projetos Ciranda de Mulheres do Extremo Sul da Bahia e Historia, Educação e saberes quilombolas realizarão no Quilombo de Helvécia uma roda de conversa sobre Identidade e combate ao racismo com a presença de Diva Guimarães, no dia 26 de Julho, de 2018, as 14:30 no ponto de cultura do Mestre Regi
terça-feira, 3 de julho de 2018
Nova Viçosa Bahia Terceiro batizado e troca de corda da escola de capoeira e ponto de cultura art Bahia projeto arte em ação
A escola de capoeira e ponto de cultura art Bahia projeto arte em ação fez neste final de semana nos dias 15 , 16 e 17 de Junho de 2018 um grande evento onde participaram todos os alunos do projeto e estiveram presentes os alunos de Nova Viçosa, Posto da Mata, Oitenta e sete, Ibirapuã e Helvécia, foram mais de 300 alunos, tanto da escola como do Projeto. No evento estiveram presentes vários mestres como o mestre Alegria de Alcobaça, mestre Jorge de Itabatã e muitos outros professores e contra-mestres de outros estados e cidades vizinhas.
sábado, 23 de junho de 2018
sexta-feira, 18 de maio de 2018
II FESTIVAL RITMOS 2018
Escola de capoeira e ponto de cultura arte Bahia projeto arte em ação com a suas aulas de teatro Realizaram a abertura do II Festival ritmos em Nova viçosa com o tema: Bem Vindo ao Mundo do Cinema.
a escola de teatro Art Bahia com o projeto arte em ação fez volta ao jogo do Mortal Kombat dos anos 90 e que também viraria filme mais tarde. a escola matou a saudade do púbico ao rever as acrobacias áreas entre as lutas épicas de Scorpions e Sub-Zero
CLICK NA PRIMEIRA FOTO PARA MAIS DETALHES
terça-feira, 8 de maio de 2018
O processo de trabalho da criação dos figurinos teve a dedicação e inspiração dos alunos da escola de capoeira e ponto de cultura Art Bahia e projeto Arte em Ação. Obtivemos a simplicidade de criar roupas que relembraria personagens do filme Mortal Kombat, usamos a mistura de várias cores para chamar atenção do público, e assim tornando a coregrafia dirvertida e ao mesmo tempo criativa.
quarta-feira, 2 de maio de 2018
II Seminário cultural da escola de capoeira Art Bahia projeto arte em ação
A mais tradicional comunidade quilombola do extremo sul da Bahia, que é distrito de Helvécia no município de Nova Viçosa, recebeu no dia dois de maio 2018 a visita de estudantes de várias instituições de ensino conhecer mais de perto a importância da cultura da capoeira e outras tradições que a escola de capoeira e ponto de cultura Art Bahia projeto arte Bahia fazem questão de preservar até os dias atuais.
Escola de Capoeira Art Bahia deram palestras sobre a origem e a cultura da capoeira. O presidente da associação quilombola Danilon Francisco e Representante Benedito com o educador físico Reginaldo Cecílio, o “mestre Regi mostraram aos estudantes o tamanho da riqueza da cultura afro em Helvécia e suas manifestações culturais, além de terem assistido várias apresentações de grupos tradicionais do lugar.
Para a escola de capoeira art bahia a visita dos estudantes propõe uma resgate histórico da capoeira e um melhor conhecimento dessa cultura no Brasil que hoje é referência para o mundo inteiro. Segundo o mestre Regi, o estudo do resgate da capoeira, através da revisão aprofundada da literatura especifica e geral que envolve o desenvolvimento desta prática e a integralidade com a cultura brasileira é uma influência, herança da cultura afro e, que a valorização dessa arte foi reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Mesa de palestrante
sábado, 24 de março de 2018
quinta-feira, 1 de março de 2018
Capoeirista de Nova Viçosa/BA é homenageado no Prêmio Berimbau de Ouro
O mestre Reginaldo Cecílio, conhecido como mestre Regi, representou a cidade de Nova Viçosa/BA durante o a quinta edição do Prêmio Berimbau de Ouro, na última sexta-feira (23), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, em cerimônia que reconhece os destaques da Capoeira no Brasil.
A celebração acontece anualmente e é outorgada pelo Mestre de Capoeira da Velha Guarda, Máximo Brito, do Grupo Mangagá, com o objetivo de destacar o importante trabalho realizado por artistas e grupos culturais que produzem arte, cultura e educação, voltadas para a cultural afro-brasileira em comunidades do estado da Bahia.
O nosso represente atua há 24 anos com o grupo Art Bahia, que incentiva jovens à prática da cultura afro-brasileira na região de Posto da Mata/BA e Nova Viçosa/BA e, por isso, foi reconhecido na ocasião. “Agradeço a Deus e a todos os meus patrocinadores, alunos e amigos por acreditarem e fortalecerem o nosso trabalho.”, comemora.
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)