A escola de capoeira Art Bahia teve origem no município de Nova Viçosa, no distrito de Helvécia, hoje reconhecida como comunidade remanescente quilombola onde o fundador e idealizador do grupo Reginaldo C. Antonio, que já praticava capoeira desde a adolescência, incentivado por amigos e parentes, teve a idéia de fundar o seu próprio grupo em 1994, baseado no princípio de preservar e divulgar a cultura afrobrasileira, além de usá-la como ferramenta educacional. Inicialmente chamava-se Força Jovem, após um ano filiou-se a um grupo chamado Capitães de Areia do mestre Emanuel. No ano de 1997 desligou-se do referido grupo e passou a chamar-se Art Bahia, com sede própria em Helvécia, na Rua do Mercado s/nº.
A escola faz o trabalho de levar crianças e jovens carentes que estão à beira da marginalidade para praticarem capoeira e outras manifestações da cultura afro brasileira, pois entendemos que o esporte e a cultura são catalisadores de inclusão social e cidadania.
A sociedade vê, a nosso entender como uma ferramenta educacional e cultural importante, pois apóia o nosso trabalho no sentido de colaborarem com o encaminhamento dessas crianças e jovens ao nosso grupo.
Portanto nos preocupamos com os jovens e adolescentes do nosso município por isso procuramos desenvolver um trabalho social incentivando-os praticar a arte da capoeira e ao mesmo tempo educar e prepara-los para a vida.
O Art Bahia antes de formar bons capoeiras procura formar bons cidadãos ciente de direitos e deveres.
E o mais importante de tudo, trabalhos com a fé que temos em Deus, que é a razão de todo nosso trabalho. Ao final de cada aula tiramos 20 minutos para falar da palavra de Deus, porque quando o colocamos à frente de nosso trabalho tudo dá certo.
Ao longo dos anos vimos lutando com muita dificuldade procurando amigos parceiros para nos apoiarem em nosso trabalho. Temos mais de 250 alunos incluindo Nova Viçosa e Posto da Mata. Além da capoeira temos o macululelê, a puxada de rede, peças teatrais e outras manifestações da cultura afro brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário